Processo

O processo inicia-se com a limpeza da peça por decapagem; em seguida, a estrutura em aço é imersa no zinco fundido (450ºC). É formada uma série de camadas intermetálicas entre o ferro e o zinco, consequentes de reação metalúrgica. A imersão dura em torno de quatro a cinco minutos, podendo ser mais extensa para peças que possuem alta inércia térmica ou quando o zinco deve alcançar áreas internas.

Etapas do processo de galvanização:

Etapas da galvanização

Formação típica das camadas no processo de galvanização:

Camadas da galvanização

  • O processo de galvanização é basicamente o mesmo para todos os produtos, no entanto, a espessura da camada pode variar de acordo com a forma da peça e a composição química do material.

Dupla proteção:

  • Proteção por barreira: o revestimento de zinco isola todas as superfícies internas e externas do contato com os agentes oxidantes presentes no meio ambiente;
  • Proteção catódica: o zinco, por ser mais eletronegativo que o aço, sofre corrosão preferencial ao aço e sacrifica-se para protegê-lo. Caso o revestimento seja danificado provocando sulcos na camada de zinco, os produtos de corrosão do zinco, por serem aderentes e insolúveis, se depositam sobre a superfície exposta do aço isolando-o novamente do meio ambiente, em um processo semelhante a uma cicatrização.

Dupla proteção da galvanizacao